Os últimos dias foram seguidos de diversos anúncios e contratações que agitaram o mercado da F-1 para a próxima temporada. Segue uma breve análise das equipes com seus novos pilotos, e o que podemos esperar em termos de desempenho e resultados.
Vodafone McLaren Mercedes
Lewis Hamilton / Jason Button
Sem dúvida entra para disputar o título, com o já campeão mundial Hamilton recebendo seu compatriota inglês, atual campeão mundial Button. Já tivemos uma prévia onde Alonso bateu de frente com a cúpula da equipe que era claramente a favor de Lewis, e deu no que deu, o espanhol retornou a Renault sem olhar para trás. Basta saber se a troca de posições entre Ron Denis e Whitmarsh pode melhorar essa situação.
Scuderia Ferrari
Felipe Massa / Fernando Alonso
Quem não lembra do episódio na Espanha, onde Massa e Alonso disputaram a primeira curva se tocando, mais tarde na mesma prova uma ultrapassagem quente de Alonso, e uma calorosa discussão antes do pódium com Felipe possuído. Para muitos aquilo é passado, mas dentro da Ferrari, ambiente mais competitivo de todas as equipes, Massa querendo mostrar que o acidente não alterou em nada sua maneira de guiar, e um Alonso que sobra nas pistas, tenho a impressão que a disputa será uma das mais acirradas.
RedBull Racing
Sebastian Vettel / Mark Webber
Os fatos falam por sí. Vettel + Newey = vice campeões mundiais 2009. A equipe dos touros vermelhos entra com força e motivação para a próxima temporada. Foi uma das poucas equipes que não alterou em nada seu quadro de funcionários. A tendência é continuar a dar trabalho. Vettel é um excelente piloto, mas mostrou insegurança na hora da pressão, fato natural para um ainda jovem mas promissor piloto. Webber é rápido, mas oscila muito no campeonato. Bom para somar pontos para o campeonato de construtores.
Mercedes Grand Prix
Nico Rosberg / ??????
Uma das surpresas do campeonato, a montadora alemã Mercedes decidiu entrar de cabeça na F-1 e comprou a equipe campeã mundial BrawnGp. Não quis pagar o salário que Button desejava e dispensou o inglês para McLaren. Contratou Rosberg, alemão rápido que forma a força germanica, e o que especula-se agora é a volta de Schumacher na F1. Seu retorno divide opiniões, uma vez que o hepta campeão está parado há algum tempo. É indiscutível a tocada do alemão, mas seria necessário seu retorno? Já não fez tudo que devia fazer por aqui? Tem muita gente nova e boa batendo na porta, a renovação é necessária.
ATT Williams F1 Team
Rubens Barrichello / Nico Hulkenberg
Juntou a experiência de Rubens, com a juventude de Nico, atual campeão da GP2. Barrichello já provou que ainde está com os reflexos em dia e preparado para sua 18ª temporada. Nico é estreante na F-1 e tem muito que aprender com Rubens. Frank Williams e Patrick Head não brincam em serviço, e com novas regras em vigor para o ano que vem, eles apostam que sua dupla irá incomodar o pelotão da frente.
Renault F1
Robert Kubica / ??????
A Renault acaba de vender boa parte da equipe para o grupo de investimento de capital Genni, assegurando-se na categoria. A idéia é não mexer na estrutura atual, e convencer Kubica que tudo estará como antes. O Polonês ficou um pouco assustado com a venda e quer se garantir. Ainda não anunciaram seu companheiro de equipe.
Force India
Adrian Sutil / Vitantonio Liuzzi
A parceria com a Mercedes para fornecimento de motores continua, o que deixa a equipe com esperanças de repetirem alguns bons desempenhos apresentados esse ano. A dupla também ajuda, sendo considerados bons pilotos.
Scuderia Toro Rosso
Sebastian Buemi / ???????
A filial da RedBull planeja crescer ainda mais no ano de 2010, mantendo seu piloto que teve um breve destaque nesta temporada, ao não cometer erros como seus companheiros de equipe fizeram. Não tem muito o que esperar da equipe.
Campos F1
Bruno Senna / ????
Bruno chega na F1 sem muita experiência, mas credenciado. A Campos foi uma das novas equipes que praticamente estava pronta burocraticamente na hora certa. O carro fica pronto em janeiro e testa em fevereiro. Bruno carrega o sobrenome, mas terá que trilhar sozinho sua caminhada rumo ao sucesso. Leva jeito e tem talento. Que venha o GP do Bahren. Seu companheiro de equipe será ou Alvaro Parente ou Pedro de la Rosa.
Lotus F1 Team
Jarno Trulli / Heikki Kovalainen
Nostalgia no ar. Quem não se recorda da antiga Lotus, depois veio a era John Player Special, um dos carros mais bonitos da história da F-1, criado por Colin Chapman e conduzido por Ayrton. A volta da equipe aconteceu pelo fato da F1 reduzir os custos do campeonato, facilitando equipes com estrutura a altura poderem participar. Trulli e Kova fazem o duo que pretende levar a euipe a glória novamente. Dificil.
Virgin Racing
Lucas di Grassi / Timo Glock
Ao patrocinar a BrawnGp, Richard Branson mostrou que não está para brincadeira e criou sua própria equipe. Primeiro contratou Timo Glock, ex Toyota, e depois anunciou Lucas di Grassi, grata surpresa que aumenta o numero de 4 brasileiros no grid. Lucas está preparado para estrear no Bahren, e com certeza vai mostrar serviço.
Team USF1
É a maior preocupação da FIA, com muita coisa atrasada. Já disseram que Utube irá patrocinar, mas o silêncio preocupa. O argentino Jose Maria Lopez da TC2000 está muito bem cotado para ser um dos pilotos. Estamos acompanhando.
Sauber F1
Kamui Kobayashi
Peter Sauber retorna para o comando, da antiga BMW, agora Sauber (novamente). Assim que anuncida saída da montadora alemã, Peter correu para viabilizar o negócio, que ainda não está totalmente claro, mas já fechado. Anunciaram o japonês voador Kamui Kobayashi, que claramente tem espaço na F1 depois do que fez em apenas 2 corridas este ano.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário