segunda-feira, 15 de março de 2010

BAHREIN GP - Alonso

Após a bandeirada quadriculada da primeira corrida da temporada de F-1, algumas teorias que conspiram o circo foram desvendadas. Não por completo, pois a lenda da F-1 diz que somente no início da perna européia que tem início na Espanha em maio é que as equipes apresentam novos up grades afim de aprimorarem o desempenho dos bólidos. Visto que ano passado a Brawn dominou as corridas iniciais e levou o caneco, a demora não seria o melhor recurso para quem quer levar os títulos de construtores e de piloto, com uma briga prometendo esquentar a cada GP.
O que vimos nessa etapa, foi uma RedBull que até o último minuto da classificação não apresentava ser a mais forte canditada a vitória, ate Vettel rasgar a pole, deixando Massa e Alonsito em 2º e 3º respectivamente, seguidos de Hamilton, Rosberg, Webber,Schumi e Button.
Schumacher ainda não está em forma plena, ficou bem claro e registrado em todas as sessões de treinos, classificação e corrida. Na largada, Vettel não teve problemas, diferente de Felipe, que viu o espanhol colocar seu carro por fora na 1 e tomar o segundo posto na curva seguinte, preferencialmente pela manobra realizada. Bela manobra diga-se de passagem. Quem gritou que Massa apresentou o cartão de visitas no sábado, este foi o de Alonso, diria em mais estilo. Sorte deles, pois o propulsor de Vettel, um Renault, não aguentou o rítimo, e no meio da corrida começou a perder rendimento, fazendo com que o alemão perdesse posições e terminasse a corrida em 4º, com Rosberg logo atrás. 1-2 da Ferrari, com Hamilton fechando o pódio.

O atual campeão mundial Button disse que poderia forçar mais, e que estava preocupado com o desgaste dos pneus. Estamos esperando para ver. Rubens fez uma boa corrida, onde os tempos de volta eram os mesmos do pelotão da frente. Precisa trabalhar a classificação. Teve problemas quase todos os dias.


Das novatas, apenas a Lotus terminou a corrida. VR e HRT ficaram pelo caminho, pagando o preço da falta de trienos e preparação. Acredita-se que nas próximas corridas estarão mais alinhadas.



Na Austrália mais um capítulo,.,,,.

domingo, 7 de março de 2010

F-1 CHANGES




Uma mudança na regra que definitivamente será a mais influenciada na pista é o proibimento de reabastecimento durante a corrida. Para que isso ocorra, os carros mudaram. Aumentaram o tanque para aguentar 165L de combustível, alguns aumentaram a distância entre eixos, e os pitstops serão uma guerra que a muito tempo não se via, desde 1993. Até então, os mecânicos da troca de pneus tinham pressão, mas podiam se garantir com poucos segundos a mais devido o reabastecimento durar mais tempo. Agora já era. Estão calculando os pits na faixa de 3.8 segundos, tempo sufuciente pra uma vacilada custar algumas posições na corrida, que deve ser bem interessante diga-se de passagem.
Com a mudança, vem também a preocupação de confiabilidade que a nafta não se esgote no final da corrida, visto alguns exemplos mais antigos. O fapel das fornecedoras de gasolina é fundamental para impulsionar os motores. Essa semana começa o mundial com prova noturna no oriente médio, Bahrein. Vamos ver com certeza!