quarta-feira, 29 de julho de 2009

EPSILON EUSKADI


A Fórmula 1 amanheceu com a infeliz notícia da saída da montadora alemã BMW Sauber da competição, seguindo os passos da nipônica Honda. A equipe não colheu bons resultados durante a atual temporada e a matriz decidiu por encerrar as atividades para 2010. O fator crise teve influência na decisão também, uma vez que ano passado andaram forte o suficiente para serem consideradas equipe de ponta, dando ânimo para todos os envolvidos do grupo. Mas o cenário não foi nada parecido com isso, e a diretoria não ficou nada satisfeita. Foi oficializado hoje na Europa. Em contra partida, existem mais equipes que se credenciam a entrar no fechado e restrito mundo da F-1.
Epsilon Euskadi. Equipe espanhola, fundada em 1999 por Joan Villadelprat, cujos serviços foram prestdos a F-1 por mais de 30 anos, onde passou pela Tyrrel, McLaren, Ferrari, Benetton, e Prost. Tem bagagem de sobra, e um moderníssimo complexo automobilistico. Sua equipe particpa hoje da Renault World Series, campeonato cujo piloto que hoje está sem emprego para ano que vem, Robert Kubica, foi campeão em 2005, assim como na Le Mans Series. Mario Romancini defendeu a equipe ano passado nos monopostos da Renault também.
A fábrica vai além da logística de corridas. Existe um programa de formação, de fabricação e de design, onde Joan comanda um império voltado para a aprimoração e profissionalização do segmento de corrida de carros.
O túnel de vento é considerado super moderno pelos especialistas. Não é uma equipe de garagem que estamos falando. Porém, a política da F-1 vai além das modernizações e iniciativas concretas de aumentar ainda mais o espetáculo. Se hoje, Sr Mosley não for a favor, Juanito terá que começar a agradar Jean Todt, para ter uma chance de andar ano que vem. Seria interessante. Veja o site da equipe.

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